Yeva Cosmétiques Yeva Cosmétiques

Diferentemente do que foi divulgado pela agência a fabricação não foi suspensa

Segundo universidade, expressão questionada – ‘estimula o crescimento dos fios’ – foi retirada. Pesquisador da UFMG contesta agência e diz que tônico estimula sim o crescimento.

Por G1 Minas — Belo Horizonte

 


 
Imagens de antes e depois de trs meses de uso do tnico capilar.  Foto: Marcelo Aparecido da SilvaImagens de antes e depois de trs meses de uso do tnico capilar.  Foto: Marcelo Aparecido da Silva

Imagens de antes e depois de três meses de uso do tônico capilar. — Foto: Marcelo Aparecido da Silva

 

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) afirmou em nota nesta quarta-feira (12) que a expressão questionada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi retirada da embalagem do tônico capilar desenvolvido pelos pesquisadores da Instituição.

Na última semana, a Anvisa suspendeu a distribuição, divulgação, comercialização e uso de dois lotes do Sanctio Tônico Capilar, da Yeva Cosmetiques, produzido pela empresa Laccos Indústria de Cosméticos Ltda. A medida publicada no Diário Oficial da União no dia 7 de dezembro argumenta que a expressão “estimula o crescimento capilar” encontrada no rótulo do produto não foi comprovada em testes da agência.

De acordo com a universidade, o novo lote do produto sem a frase já começou a ser distribuído. Diferentemente do que foi divulgado pela agência, a fabricação não foi suspensa.

Um dos desenvolvedores do tônico, o professor Robson Santos, do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG questionou a decisão da Anvisa e disse que estudos que deram base ao pedido de patente do produto nos Estados Unidos comprovam essa ação.

“Há pesquisas realizadas por nosso grupo – incluídas na patente licenciada para a Yeva – e de norte-americanos que demonstram a ação do princípio ativo no crescimento de fios. Mas, para atender às determinações da Agência, mantivemos apenas as informações de que o tônico reduz a queda de cabelo”, completa o professor.

Segundo ele, o tônico Sanctio tem como diferencial o uso de nanotecnologia que possibilita o carreamento do princípio ativo na derme e sua deposição no bulbo capilar.

 

FONTE: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2018/12/12/ufmg-diz-que-rotulo-de-tonico-capilar-foi-alterado-para-atender-determinacao-da-anvisa.ghtml

© 2019 Yeva Cosmétiques

Todos os direitos reservados

Fone.: +55(37) 4101-0345 | (37) 3243-6600 - Rua Wilson Mendes Nogueira, 265 - Santa Mônica | Itaúna-MG